quarta-feira, 16 de julho de 2008

Portugal tem custo de vida 15,5% mais caro que Inglaterra

Água é três vezes mais cara

Portugal já tem um custo de vida 15,49 por cento mais caro do que Inglaterra. Um valor que duplicou desde Janeiro, de acordo com uma pesquisa que o «The Portugal News».
O estudo foi feito com base num cesto de compras que compara, semestralmente, o custo de vida entre Inglaterra e Portugal. O resultado do último, realizado em Janeiro de 2008, pesou os preços de produtos comprados no hipermercado Tesco (em Inglaterra) e o hipermercado Continente (em Portugal). A conclusão foi de que Portugal era 7,87% mais caro que Inglaterra e os resultados do passado mês de Julho mostram que esta diferença aumentou, passando a ser de 15,49%.
Por exemplo, se dois quilos de cebolas custam 1,16 euros em Portugal, em Inglaterra valem apenas 0,98 euros e um pão de forma é quase um euro mais caro para os portugueses.
Mas as grandes diferenças não ficam pelos bens alimentares, a água municipal é três vezes mais cara em Portugal. A boa notícia é que, pelo menos, a electricidade é 33% mais barata.
Portugal é ainda ligeiramente mais barato no que toca a combustíveis. Um litro de gasolina sem chumbo custa 1,52 euros em Portugal e 1,61 euros em Inglaterra. No gasóleo, a diferença é maior: 1,42 euros cá e 1,69 euros lá.
«Tendo em conta os salários em Portugal, comparando com os salários de Inglaterra, estes resultados apresentam um grande aumento no custo de vida dos consumidores no nosso País», remata o «The Portugal News».
De referir que, para o estudo, foram tidos em conta preços e cotações de 11 de Julho e tendo por base que 1 libra vale 1,25 euros.

IN http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=972471&div_id=1728

Sem comentários: